: IBCM

Programa Previne

A proposta do Previne-IBCM, é levar até você informações que ajudem a ter mais qualidade de vida e se anteciparem às doenças. Informações elaboradas por nossas qualificadas equipes multidisciplinares.

"Queremos que os associados não precisem de medicamentos. Que consigam desenvolver uma vida saudável para viver mais e melhor. Esta é a proposta do Previne", explica Daniel Lopes dos Santos, diretor-presidente da IBCM.

Alceu Bosi, diretor-vice-presidente da IBCM, é um entusiasta da proposta. Ele é responsável pelo Previne e não economiza palavras ao realçar a importância da iniciativa que congrega as diferentes áreas do Plano de Saúde. "O Previne é mais um diferencial de mercado que oferecemos. Queremos saúde com qualidade de vida para nossos associados", garante ele.

José Luiz Barbieux, diretor técnico-médico da IBCM, por sua vez, explica que o Previne tem a vantagem de integrar todas as áreas de saúde. "No Programa integramos, além da Medicina, Odontologia, Serviço Social, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e todos os demais serviços terapêuticos do Plano de Saúde. Quem ganha é o associado que passa a receber informações privilegiadas e confiáveis", afirma ele.

Foto

Grupo Terapêutico

O Programa Grupo Terapêutico é para mulheres acima dos 60 anos de idade, que buscam compartilhar suas histórias e vivências, criar novas amizades, desenvolvendo uma terapia em grupo, com acompanhamento de profissionais especializados. Nesse espaço, elas poderão externar suas demandas pessoais, compartilhar angústias, superações, alegrias, suas rotinas entre outros com o intuito de fortalecer a saúde mental.

Público alvo: associada IBCM a partir de 60 anos.
Responsáveis: Psicólogas Rute Amaro de Oliveira e Graziele Palma
Supervisão: Psicóloga Flávia Ferreira. Chefe do Serviço de Psicologia
Coordenação-geral de todos os programas: Cel. Eduardo Nascimento. - Chefe da Clínica IBCM Menino Deus

Maturidade Saudável

O Programa Maturidade Saudável oferece aos associados do Plano de Saúde IBCM a oportunidade de, através de novos conhecimentos técnicos entregues por profissionais de equipes multidisciplinares, conquistar uma velhice tranquila com corpo e mente fortalecidos e com isso aumentar a longevidade.

Metodologia
Oferecer de forma presencial atividades voltadas à prevenção de doenças e suas ações psicossomáticas para superar limitações físicas, sociais e emocionais, reforçando a autoestima. No programa estão previstos debates, palestras e encontros com profissionais especializados.

Público alvo associado IBCM acima de 60 anos.
Responsável Assist. Social Andrea Rieger
Supervisão Diretor Técnico-médico José Luís Barbieux
Coordenação-geral de todos os programas Cel. Eduardo Nascimento. - Chefe da Clínica IBCM Menino Deus

Foto
Foto

Gestar

O Programa Gestar é destinado às associadas gestantes, puérperas e com crianças até dois anos de idade. No foco do programa estão acolhimento, a escuta sensível, a produção de conhecimentos, esclarecimentos, informações, orientações, ações educativas, troca de experiências entre os participantes, visando à autoestima da mulher gestante e a qualidade de vida familiar.

Responsáveis: Ass. Social Fátima Luna e Pediatra Maria Aparecida Mesquita
Supervisão: Diretor Técnico-médico José Luís Barbieux
Coordenação-geral de todos os programas: Cel. Eduardo Nascimento. - Chefe da Clínica IBCM Menino Deus

Mais Saúde

O Programa Mais Saúde pretende abordar os aspectos relacionados às Síndromes Metabólicas (sobrepeso, diabetes, colesterol alto, hipertensão). Orientando quanto à dieta e conduta nutricional de cada patologia.

Metodologia
O Programa Nutricional Mais Saúde contará, além dos encontros presenciais mensais, com o esclarecimento de dúvidas pelo aplicativo Whatsapp, fornecendo orientações e explicações. Os pacientes serão orientados sobre o que são doenças metabólicas, quais as principais causas e fatores de risco, as principais consequências dessas doenças (AVC, câncer, insuficiência renal), como tratar e prevenir, alimentação adequada, exames preventivos e medicação.

Responsável: Nutricionista Sandra Santana
Supervisão: Diretor Técnico-médico José Luís Barbieux
Coordenação-geral de todos os programas: Cel. Eduardo Nascimento. - Chefe da Clínica IBCM Menino Deus

Foto
Foto

Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos oferece aos associados do Plano de Saúde IBCM, que estejam em fase de aposentadoria ou se aposentando, um apoio e uma instrumentalização para superar esta importante fase da vida. Os militares, em especial, guardam muitos vínculos afetivos com o local e colegas de trabalho, tornando mais duro e pesado o afastamento da corporação e a realização de nova rotina. O programa vai abordar a adaptação de seguir para a reserva, dicas de como se planejar para este momento, propor atividades, cursos e formações que sejam de acordo ao perfil de cada participante.

Público alvo: associado IBCM em fase de aposentadoria profissional.
Responsáveis: Psicólogas Rute Amaro de Oliveira e Graziele Palma
Supervisão: Psicóloga Flávia Ferreira. Chefe do Serviço de Psicologia
Coordenação-geral de todos os programas: Cel. Eduardo Nascimento. Chefe da Clínica IBCM Menino Deus

Florescer

O Programa Florescer oferece aos pais e cuidadores de crianças associadas ao Plano de Saúde IBCM, com idade entre três e doze anos, que estejam em atendimento psicoterápico, para que eles recebam orientação multiprofissional, visando o aperfeiçoamento do manejo de suas práticas educativas. A abordagem é terapêutica com base no treinamento e busca a atenção positiva, de prevenção e de intervenção para aumento da qualidade na interação familiar. O programa trabalha conceitos de psicoeducação, para compartilhar vivências, dúvidas, além de oferecer explicações teóricas, treinamentos, tarefas de casa entre outras orientações.

Público alvo: pais e cuidadores de crianças em tratamento psicoterápico na IBCM.
Responsável: Psicóloga Joseane Bertoldi.
Supervisão: Psicóloga Flávia Ferreira. Chefe do Serviço de Psicologia
Coordenação-geral de todos os programas: Cel. Eduardo Nascimento. - Chefe da Clínica IBCM Menino Deus

Foto